Artigos sobre remuneração, gestão de pessoas e temas correlatos

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos serviços.

Curso de C&S em CD

CD do curso presencial

Cargos e Salários Sem Mistério.

Veja aqui o conteúdo do CD do curso presencial, com suporte para esclarecimento de dúvidas.

Manuais Práticos

 

Novo! Manual de Remuneração Variável,

mostrando como eleborar e implantar um Plano de Remuneração Variável na sua empresa. Inclui exemplos de procedimentos, cálculos e muito material de apoio. Veja aqui o conteúdo do manual e como adquiri-lo.

 

Manual Cargos e Salários Sem Mistério,

mostrando como utilizar planilhas eletrônicas no dia-a-dia da sua administração salarial. Inclui 20 exemplos de Tabelas Salariais. Veja aqui o conteúdo do manual e como adquiri-lo.

 

Manual Avaliação de Desempenho - Uma Ferramenta do Gestor de Pessoas. Veja aqui como melhorar o seu desempenho e o de sua equipe. Uma abordagem diferente. Confira!

 

Manual Cargos e Salários no Excel Veja aqui mais detalhes sobre o manual e como adquiri-lo.

 

Manual Prático do Entrevistador Quer saber como obter mais sucesso na seleção de profissionais para ocupar cargos chaves na sua empresa? Veja aqui mais detalhes do manual e como adquiri-lo.

 

Como Falar em Público Com Segurança e Fazer Apresentações Eficazes. Quer aprender a vender melhor aquele projeto dos seus sonhos, dar uma aula inesquecível ou deixar uma platéia encantada? Sérgio Henrique Marchetti, especialista no assunto, ensina como. Veja aqui mais detalhes do manual e como adquiri-lo.

 

Sobrando mês no fim do salário?

 

Este programa irá ajudá-lo a manter um controle eficaz do seu fluxo de caixa. Veja aqui como fazer o download e testar o programa.

 

Uma Auto-Ajuda Diferente Que tal influenciar você mesmo por meio de mensagens positivas, de sua própria escolha, apresentadas de forma subliminar na tela do seu computador? Veja aqui como.

 

Descrições de Cargo O JobDescriptor, um manual eletrônico gratuito de descrição de cargos, ajuda você a fazer as descrições de cargo da sua empresa!

 

Exemplo de Classificação de Cargos e Tabela Salarial

 

A Tabela Salarial abaixo é apenas um exemplo com valores fictícios. Cada empresa deve ter uma tabela como essa elaborada com base nos padrões de remuneração da sua região obtidos por meio de uma Pesquisa Salarial. A empresa também poderá montar a sua tabela salarial com base em seus padrões internos de remuneração, quando a pesquisa não for viável.

 

Clique na figura para ampliar

 

A tabela acima mostra um exemplo de agrupamento de cargos em Classes. Cada Classe de cargos tem uma Faixa Salarial dividia em "níveis" ou "steps".

Os cargos são classificados conforme o número de pontos obtidos no processo de avaliação de cargos. Veja aqui o que é avaliação de cargos.

A amplitude da Faixa Salarial é definida conforme as preferências da empresa. As amplitudes mais comuns vão de 40% a 60% entre o início e o fim da faixa.

A amplitude da faixa salarial visa a permitir a administração do salário da pessoa que está no cargo conforme o seu desempenho, desenvolvimento profissional e outros critérios definidos pela empresa.

Leia aqui mais informações sobre a utilidade de uma tabela ou grade salarial.

 

Precisa de uma ajuda para montar ou calibrar sua Tabela Salarial?

 

É muito fácil. Temos um procedimento de cinco passos para montar sua Tabela Salarial em apenas algumas horas.

Basta você nos enviar uma relação com os seus cargos e seus respectivos salários, informando-nos também o porte e ramo de atividade da empresa. Para os cargos que tiverem muitas pessoas, basta informar uma média dos salários dos ocupantes desses cargos.

 

Os Cinco Passos são:

 

Passo 1: você nos envia as informações sobre seus cargos e respectivos salários (ou uma amostra representativa dos salários, nos casos de cargos com muitas pessoas e salários diferentes).

Passo 2: nós fazemos uma avaliação desses cargos seguindo padrões de mercado de avaliação para cada tipo de cargo, considerando o porte, ramo de atividade e outras particularidades da sua empresa. Tipicamente, a avaliação de um cargo é baseada nos conhecimentos exigidos pelo cargo, suas complexidades e responsabilidades. Cada cargo receberá como avaliação um número de "Pontos" que refletirá os conhecimentos, complexidades e responsabilidades do cargo.

Passo 3: nós elaboramos a "curva salarial" da sua empresa. Essa é uma análise precisa que mostra, por meio de um gráfico tipo "X-Y", uma "linha de tendência" de como sua empresa está "valorizando" seus cargos hoje. Essa curva servirá de base para montagem da sua Tabela Salarial no passo 5.

Passo 4: nós fazemos uma classificação dos seus cargos, isto é, agrupamos seus cargos conforme a semelhança no número de pontos da avaliação feita no Passo 2 acima.

Passo 5: nós montamos a sua Tabela Salarial, criando uma faixa salarial para cada Classe de cargos criada no Passo 4 acima. Enviamos essa Tabela Salarial a você juntamente com orientações sobre como você poderá fazer suas análises e críticas e propor as alterações que você julgar necessárias. Depois de todas suas análises e críticas, nós montamos a sua Tabela Salarial final. Nesse ponto você já terá identificado eventuais distorções em seus salários e poderá planejar como fazer os ajustes, se necessários.

 

Para ter uma visão mais concreta desses cinco passos, você poderá baixar este arquivo .zip contendo dois exemplos com os detalhes dos cinco passos que utilizamos para montar sua Tabela Salarial. Clique aqui para baixar o arquivo. O exemplo número 1 (arquivo do Excel) é de uma pequena empresa de informática e o exemplo número 2 (arquivo .pdf) é de uma indústria de porte médio. Os procedimentos são os mesmos para qualquer tipo e porte de empresa, desde um pequeno comércio até empresas muito grandes.

Na conclusão do trabalho enviamos à empresa vários materiais, entre eles um Manual de Avaliação de Desempenho e um Manual do Entrevistador, que serão úteis no dia-a-dia da administração de cargos e salários na sua empresa.

 

Ou se você já tem alguma experiência em Cargos e Salários, veja um "Tutorial" mais detalhado sobre como sua grade salarial é montada

 

Se você já tem alguma experiência em Cargos e Salários, ou é um "expert" no assunto, veja um exemplo de utilização de planilha do Excel com todos os detalhes do Passo 5 acima para montar uma Tabela Salarial neste Tutorial ilustrado com figuras das planilhas do Excel. É um pequeno arquivo compactado (.zip) contendo um arquivo do Word com o Tutorial. Clique aqui para baixar o arquivo.

 

Como nos contratar para montar sua Tabela ou Grade Salarial?

 

Se você desejar nossa colaboração para montar sua Tabela Salarial, entre em contato conosco pelo e-mail contato@promerito.com.br. O preço do serviço é exatamente de apenas algumas horas de trabalho.

Veja aqui mais detalhes sobre nossos serviços de consultoria presencial ou "a distância".

 

Como contratar nossos serviços?

 

Entre em contato conosco pelo e-mail contato@promerito.com.br e informe-nos o número de cargos e ramo de atividade de sua empresa. Enviaremos a você uma sugestão de como proceder para minimizar seu investimento e assegurar o atendimento de suas necessidades nessa área.

www.promerito.com.br

Telefone/fax 31-3285-0120 - Belo Horizonte - MG Copyright © 2000 - 2014. Todos os direitos reservados.