Descrição de Cargo - Encarregado de Contas a Pagar

Missão do Cargo

Supervisionar os processos de pagamento dos compromissos financeiros da empresa, de acordo com os procedimentos e normas estabelecidas.

Responsabilidades

Manter controle dos compromissos financeiros da empresa, registrando em sistema de computador os documentos correspondentes (notas fiscais, faturas, contratos, recibos etc.), para encaminhamento para pagamento nos respectivos vencimentos.

Manter controles dos pagamentos referentes a compromissos com cláusulas contratuais e pagamentos programados, tais como contratos de leasing, manutenção de equipamentos e aluguéis, visando o cumprimento do contrato e efetivação dos pagamentos nas datas acordadas.

Preparar relatórios com previsão de valores a pagar, em bases semanal e mensal, para efeitos de elaboração do Fluxo de Caixa.

Calcular juros incidentes sobre títulos vencidos, observando instruções do credor, para quitação do débito.

Manter controles sobre as retenções de imposto de renda, atraves de sistema de computador, e emitir as guias para recolhimento.

Manter controle da movimentação bancária diária, através de planilhas eletrônicas, para apurar eventuais saldos devedores e lançamentos bancários não correspondidos pela contabilidade.

Manter controles dos pagamentos de IPTU e IPVA, mantendo a regularizada a situação dos veículos e imóveis da empresa.

Contatar fornecedores e bancos para solução de pendências relacionadas a pagamentos.

 

Índice Finanças e Contabilidade

Índice Geral

Página Inicial do JobDescriptor