Como lidar com as expectativas de introdução ou revisão de um Plano de Cargos e Salários

Quando se fala em introduzir ou rever o Plano de Cargos e Salários, muitos Diretores, Gerentes e mesmo profissionais de Recursos Humanos ficam preocupados com a questão das repercussões que a expectativa dos funcionários pode gerar.

Há um mito sobre a questão das expectativas.

Expectativa é esperança. Quem vive sem esperança?

Na experiência do dia-a-dia da consultoria, o que se nota é exatamente o oposto do que se teme. Quando há expectativa, há uma atmosfera favorável a uma comunicação de qualidade com os funcionários.

A expectativa dos funcionários é um sinal de que o corpo organizacional está vivo e vibrando. Uma empresa em que seus funcionários não tenham expectativas de melhorar de vida, de melhorar profissionalmente, de melhorar seus salários, provavelmente está condenada a vegetar e até a desaparecer ou trocar de dono.

Como transformar essa aparente ameaça em oportunidade?

Utilizando uma comunicação de qualidade, aberta, sincera, sem meias palavras, sem hesitações. Muitos Diretores e Gerentes receiam ser mal compreendidos pelos funcionários. Como resultado desse receio sem fundamento, acabam instruindo seu departamento de Recursos Humanos a tratar seus funcionários como se fossem todos imaturos.

Qualquer funcionário que esteja na ativa tem condições de entender perfeitamente qualquer comunicação sobre o plano de cargos e salários.

Sim, os funcionários de pouca instrução sabem o que é um "parâmetro de mercado", um "salário adequado", mesmo que não consigam dar a definição desses termos.

Quando os funcionários recebem informações claras sobre o que a empresa está fazendo nessa área e como vai funcionar o sistema de cargos e salários, eles têm uma nova perspectiva para planejar o que fazer para transformar suas expectativas (esperanças) em realidade.

Por exemplo, saber que "carreira" é um dos lados de uma moeda. O outro lado é "sucessão". A empresa quer ter pessoas preparadas para suceder pessoas que saem da empresa. O funcionário pode aproveitar essas oportunidades para avançar sua carreira.

Um Gerente que sai da empresa pode provocar promoções em cascata.

Fica claro para o funcionário que "progredir na carreira" depende de ele estar preparado e atento. Quando o cavalo da necessidade de uma sucessão na empresa "passar arreado", o funcionário que estiver mais preparado poderá montá-lo.

Os funcionários sabem que há poucos cargos de Diretor, de Gerente, de Supervisor. Sabem que a empresa não pode garantir a carreira de ninguém. O que eles precisam é saber como funcionam as regras para promoções, reajustes salariais, transferências de área, assuntos esses que tem a ver com suas carreiras.

Regras claras ajudam o funcionário a não manter crenças falsas, como um futuro garantido na empresa. A carreira dele pode ser feita passando por várias empresas. Ele pode começar como mensageiro numa empresa e terminar como presidente de outra 20 anos depois, por exemplo.

Leia também:

Indicadores de Recursos Humanos

Normas e Procedimentos em Cargos e Salários

Como Implantar ou Revisar o Seu Plano de Cargos e Salários

Remuneração Estratégica

Como contratar nossos serviços?

Basta enviar um e-mail para contato@promerito.com.br.

Enviaremos a você nossa sugestão de como proceder para minimizar seu investimento e otimizar os resultados do trabalho.